Descobrir as belezas e peculiaridades do litoral paulista é um privilégio para quem navega por essas águas de muitas cores e riquezas quase despercebidas. E mesmo para os amantes da navegação, é bom mudar o roteiro às vezes para apreciar todo esse potencial.

A bordo, o litoral ganha novos contornos e os navegantes podem apreciar o continente sob outro ângulo. E são muitas paisagens a se descobrir. Entre Santos e Ubatuba, existem 27 marinas, com mais de 200 garagens náuticas e iates clubes de excelente qualidade. Além disso, há grande variedade de restaurantes especializados em frutos do mar, de acesso fácil para os navegadores.

E não é preciso ser dono de uma embarcação para aproveitar um passeio desses. Neste trecho do litoral, existem muitas empresas especializadas para locação de veleiros e lanchas ou ainda passeios curtos em escunas, com paradas em locais incríveis como a praia de Iporanga, em Guarujá, Ilha Tamanduá, em Caraguatatuba, e as Ilhas, em São Sebastião, entre outros.

Há um rico potencial no litoral de São Paulo para o turismo náutico, que pode ser aproveitado tanto pelos navegantes de final de semana, como por turistas que estejam conhecendo a região.

Guarujá

As escalas naturais são perfeitas para quem, por exemplo, sai de Santos com destino a Ubatuba. Depois de deslizar pelas águas tranquilas do belo estuário santista, o navegador apreciará o movimento frenético das badaladas praias de Guarujá. Que tal uma paradinha no Canto do Tortuga, na praia da Enseada, reconhecido por seus tradicionais restaurantes com pratos a base de frutos do mar?

Pode-se optar por deixar o mar de lado e percorrer o extenso Canal de Bertioga, rico em manguezais, aliás, dos mais exuberantes do país. No meio do caminho, as marinas de Guarujá oferecem um visual requintado, com estruturas de luxo, restaurantes e postos de abastecimento.

Bertioga

Em Bertioga, depois de apreciar o Forte São João, que fica no cotovelo onde as águas do canal se encontram com o mar, vale uma visita à Riviera de São Lourenço, um condomínio-modelo quando o assunto é meio ambiente. Imperdível, também, é uma parada na disputada baia de águas mansas da praia do Indaiá. Um dos pontos prediletos dos amantes do mar, possui barzinhos e restaurantes.

Deixando Bertioga para trás, o próximo ponto abrigado é a “As Ilhas”, já em São Sebastião. Depois vem Ilhabela, com interessantes opções de fundeio, dependendo das condições meteorológicas. A seguir, a Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba, como abrigo de passagem; o Saco da Ribeira, em Ubatuba, ou antes, a Enseada da Fortaleza.

Litoral norte

O litoral norte paulista está entre os mais belos do mundo devido à exuberância de cenários. Mais de 200 lindas praias enfeitam Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Em Caraguatatuba, o bairro da Tabatinga funciona como centro do turismo náutico da região, pois concentra mais de 20 empresas do setor. Logo em frente tem a Ilha do Tamanduá, uma excelente dica de passeio. Outro destino bem frequentado é o roteiro das oito praias: Figueira, Mansa, Lagoa, Ponta Aguda, Pulso, Raposa, Simão e Caçandoca, na divisa entre Caraguá e Ubatuba. Estes paraísos selvagens são acessíveis por embarcações ou trilhas.

A partir de Tabatinga, chega-se a Santos, ou a Angra dos Reis, já no litoral fluminense, em apenas 2 horas e 30 minutos, a bordo de uma lancha “Sigarrete 36”, modelo esportivo, com dois motores de 200 cavalos. Já numa embarcação de porte médio, que atinge a velocidade de 85 km/hora, o tempo é de 20 minutos. Desse ponto de partida, é possível refrescar-se numa das 45 praias ou cerca de 400 cachoeiras do arquipélago de Ilhabela.

Em outro percurso, de 1 hora de navegação, chega-se à Vila de Picinguaba, uma das mais de 90 praias de Ubatuba, bem próxima à divisa com Paraty. Com quase 100 km de costa, Ubatuba, que em guarani significa “terra de muitas canoas”, possui praias boas para o surfe, 16 ilhas, 7 ilhotas e uma infinidade de sacos e enseadas propícios para receber iates e veleiros dos mais diferentes tamanhos e calados.

Se a opção for atingir a fascinante região de praias da Costa dos Alcatrazes, na região norte de São Sebastião, o tempo de viagem numa lancha rápida também é de 1 hora. Neste trecho, as ancoragens mais frequentes são na Praia de Maresias, no conjunto de ilhotas conhecido como As Ilhas, e nas proximidades do centro histórico, local que abriga marinas.

Faça nos uma visita

Avenida Manoel Mendes Ventura, 340
Cantão do Indáia - Bertioga, SP - Brasil

Clima

Nov 12, 2019 - Tue
Bertioga, BR
23°C
nuvens quebradas
nuvens quebradas
17 km/h, ESE
69%
763.57 mmHg
ter11/12 qua11/13 qui11/14 sex11/15 sáb11/16
chuva fraca
23/23°C
céu limpo
24/23°C
chuva forte
24/24°C
chuva forte
26/23°C
chuva fraca
24/23°C

Fale com a gente!

(13) 3313-1349
(13) 97421-4615
ID 120*11534

Avenida Manoel Mendes Ventura, 340
Cantão do Indáia - Bertioga, SP - Brasil

contato@nauticaindaia.com.br

Redes Sociais

Horário de Atendimento

Administrativo e Embarcações
Horário de verão: 08:30 às 19:30
Inverno: 08:00 às 17:00

Copyright © 2018 Náutica Indáia. Todos os Direitos Reservados

WhatsApp chat